Yoga flow

A yoga flow, também conhecida como vinyasa yoga, foi originada a partir dos ensinamentos de Tirumalai Krishnamacharya, um dos mais influentes mestres da yoga no mundo e conhecido como o pai do yoga moderno.

Para ele, a prática de yoga deveria ser, além de uma prática espiritual, um processo de cura física.

A yoga flow foi desenvolvida especialmente para ser praticada no ocidente e por isso possui algumas variações em relação aos outros tipos de yoga. Isso porque seu objetivo é atrair quem busca mais intensidade nos movimentos.

Podemos dizer que uma de suas principais características é que é uma prática na qual a atividade física é mais intensa.

Tem esse nome porque os exercícios de respiração, essenciais na yoga, são nesta modalidade guiados pelo flow, que pode ser caracterizado como uma experiência intensa na qual o indivíduo se sente no ápice de seu equilíbrio mental e corporal.

Características da vinyasa yoga

O método da yoga flow é conhecido por dar mais dinâmica à prática. Deve-se trabalhar a disciplina do corpo por meio das posturas. A ideia é que haja uma alternância de posturas, sendo que uma leva a outra, no final havendo uma integração de todos esses movimentos.

Aliado a isso, o trabalho da respiração ajuda a manter o equilíbrio do corpo e da mente. Nesta vertente o foco é manter uma fluidez entre os movimentos e a respiração.

É como se cada postura puxasse a outra por meio de um movimento e da técnica da respiração.

As aulas têm como característica criar uma evolução de um movimento para outro e trabalham com a força do corpo. Geralmente, não seguem um padrão e são por isso mais dinâmicas.

Benefícios

Os primeiros benefícios com a yoga flow podem ser vistos logo no início da prática com o desenvolvimento da força e da flexibilidade. Isso ajuda a dar maior rigidez aos músculos.

Com o fortalecimento dos músculos e maior resistência nas articulações a prática pode até mesmo ajudar quem quer emagrecer.

O controle da respiração também ajudará a desenvolver a tranquilidade e a conexão do corpo e da mente, assim como a meditação, proporcionando um bem-estar àqueles que a praticam.

Qualquer pessoa pode praticar yoga flow?

No geral, pode ser praticada por qualquer pessoa, mas a yoga flow apresenta algumas particularidades que devem ser levadas em conta para quem quer iniciar a prática. Por isso, o ideal é que a pessoa já tenha uma iniciação na yoga para começar nesta modalidade.

Antes de praticar, é importante ter em mente que esta vertente:

  • Exige bastante concentração, portanto é ideal para quem busca fortalecer o equilíbrio e a saúde mental
  • Geralmente as aulas não seguem um padrão fixo, sendo mais fluidas do que outras modalidades da yoga
  • As posturas e movimentos são mais complexos e envolvem um ritmo mais dinâmico

A yoga flow pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Experimente uma aula e veja como você se adapta. Existem diversas modalidades de yoga e certamente alguma delas se encaixará ao seu perfil.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 0/5 (0 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Bhakti Yoga

Este Yoga tem como objetivo desenvolver a fé, por isso, também é conhecida como Yoga Devocional. Através da meditação, da oração e de práticas altruístas se pode reconhecer o divino em todas as formas e seres.

Jñana Yoga

Um dos métodos de Yoga mais difíceis de praticar é o Jñana Yoga, exigindo muita força de vontade e determinação. Seus caminhos são permeados de conhecimento, sabedoria, discernimento intelectual e investigação de sua própria natureza.

Raja Yoga

Voltar-se para dentro, voltar-se para si. O Raja Yoga traz esta disciplina mental que conversa com o mais profundo do seu eu. Isso porque entende o poder da liberdade e a habilidade que temos em guiar a nossa mente e sentimentos.

Yoga facial

A yoga é uma muito conhecida e buscada por quem deseja trabalhar corpo e mente simultaneamente. O que nem todo mundo sabe é que também existe a yoga facial, que pode ser feita em casa, por meio de alguns exercícios que trabalham a musculatura do rosto.