Yoga Nidra

Sua técnica é muito particular ao propor uma meditação profunda para a mente e o organismo. É uma forma de entrar em contato com o eu interior através de um estado de relaxamento intenso.

Seu poder põe o ritmo do corpo em estágios mínimos, propiciando um despertar de sensações e emoções curativas. Por estas características, o Yoga Nidra ficou conhecido como o yoga do sono, mesmo que não esteja de fato dormindo.

Yoga Nidra: o que é?

A ideia é constituir um contato definitivo com as frequências do corpo e da mente, de maneira com que eles trabalhem em sintonia. O estado de vigília faz com que se encontre uma consciência que passa por todos os estágios de relaxamento sem cair em um sono profundo.

O encontro com o subconsciente é uma das etapas que o yogue deve encontrar durante os exercícios de Yoga Nidra. Os conteúdos provenientes dali muitas vezes são questões de fundo traumático e altamente críticos para nós mesmos. Portanto, ele age para eliminar pensamentos negativos e ações desfavoráveis, bem como as doenças que são originadas no descontrole. Este método busca reencontrar a sintonia entre o copo e a mente.

Benefícios da prática do Yoga Nidra

O estado total de percepção da mente revela uma consciência corporal sem tamanho. Seus benefícios são essenciais para uma experiência de vida plena e saudável. Conheça alguns dos ganhos a partir da prática do Yoga Nidra.

  • Para pessoas com baixa imunidade, ela aumenta a produção de células que combatem doenças infecciosas;
  • Ajuda no controle da hipertensão e na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Auxilia no tratamento de esclerose múltipla;
  • Auxilia no tratamento de doenças psicossomáticas;
  • Combate o estresse e a irritabilidade;
  • Excelente no tratamento e eliminação da insônia.

Passo a passo para praticar Yoga Nidra

O primeiro passo para começar a praticar este método está em escolher um local que seja calmo, silencioso e que não haja chances de interrupções. O ambiente deve estar confortável, então o ideal é ter uma almofada para o apoio da cabeça. Pode-se permanecer deitado no chão ou sobre um tapete ou tatame. Quando se deitar, um processo de concentração e foco precisa começar dentro de si.

A partir deste momento, o praticante começa a trazer à mente desejos para a vida ou, então, define, claramente, que só deseja relaxar. Dentro do corpo, é importante definir mentalmente onde se sente calmo e seguro. O passo seguinte está em criar um grande mapa mental do corpo, escaneando cada parte e sentindo cada respiração. Neste momento, se começa a experimentar uma liberdade de todas as emoções e sensações.

Importante é não julgar os pensamentos, as sensações e as emoções, o bem-estar deve ser desenvolvido de maneira natural. A percepção deve ser como a de um observador e não como se estivesse vivenciando. A felicidade, raiva e angústia não deve ser vivida, mas percebida durante o processo. Ao final, cria-se um momento para refletir sobre a experiência da prática do Yoga Nidra.

Exercícios de Yoga Nidra

Um exercício comum realizado no Yoga Nidra usa asanas de relaxamento, com repetições de frases e mentalização de símbolos. Descrevemos um deles para exemplo:

  • Deite-se de costas no chão com as palmas das mãos voltadas para cima e as pontas dos pés para os lados.
  • Comece a relaxar repetindo mentalmente “Estou totalmente acordado, totalmente atento” até que não perceba mais a ação.
  • Não controle a respiração. Tenha consciência dela, mas a deixe fluir naturalmente.
  • Visualize uma energia dourada e vibrante subindo e descendo pela espinha a cada ciclo de respiração. Perceba cada parte do corpo.
  • Tenha percepção dos sons que estão à volta, dos mais distantes aos mais próximos.
  • Em profundo relaxamento dos sentidos, comece a olhar para si próprio. Então, não pense mais em nada.
  • Comece a retornar, tomando consciência de cada parte e órgão do corpo. Levante lentamente.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 0/5 (0 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Bhakti Yoga

Este Yoga tem como objetivo desenvolver a fé, por isso, também é conhecida como Yoga Devocional. Através da meditação, da oração e de práticas altruístas se pode reconhecer o divino em todas as formas e seres.

Jñana Yoga

Um dos métodos de Yoga mais difíceis de praticar é o Jñana Yoga, exigindo muita força de vontade e determinação. Seus caminhos são permeados de conhecimento, sabedoria, discernimento intelectual e investigação de sua própria natureza.

Raja Yoga

Voltar-se para dentro, voltar-se para si. O Raja Yoga traz esta disciplina mental que conversa com o mais profundo do seu eu. Isso porque entende o poder da liberdade e a habilidade que temos em guiar a nossa mente e sentimentos.

Yoga facial

A yoga é uma muito conhecida e buscada por quem deseja trabalhar corpo e mente simultaneamente. O que nem todo mundo sabe é que também existe a yoga facial, que pode ser feita em casa, por meio de alguns exercícios que trabalham a musculatura do rosto.