Siddha yoga

Pode-se entender o Siddha Yoga como um caminho de graça que leva a disciplina espiritual e ao domínio da mente e dos sentidos. Através de estudos e práticas são ensinados o verdadeiro modo de viver e como trabalhar o interior de sua própria consciência.

Desta forma, somos transformados e podemos transformar o mundo em que vivemos. O mestre e guru do Siddha Yoga é o professor Gurumayi Chidvilasananda.

A filosofia

A literatura do Siddha Yoga diz que as suas tradições são baseadas nas filosofias orientais, além de usar os ensinamentos dos textos indianos do Shaivismo Vedanta e Caxemira, do Bhagavad Gita e dos santos poetas. No sânscrito, Siddha Yoga é entendida como o Yoga aperfeiçoado, conforme aparece no Terceiro Tantra do Tirumantiram de Tirumular, que é um poeta tâmil do sétimo ou oitavo século. Swami Shankar Purushottam Tirtha, que foi um iogue da linhagem Tirtha / Siddhayoga, também trouxe uma definição de Siddha Yoga. Em seus livros ele escreveu:

“O caminho mais fácil de alcançar a salvação é chamado de Siddha Yoga ou Siddhimarga. Este é o meio pelo qual o yoga pode ser alcançado sem dificuldade. O Siddhayoga é alcançado pela infusão da força espiritual através da boa graça de um santo preceptor. O Siddhayoga ou Siddhimarga não é nada além do conhecimento da unidade do Self e do Brahma.”

[Swami Shankar Purushottam Tirtha, “Yoga Vani: Instruções para a realização de Siddhayoga” (tradução em inglês, 1990), pgs. 2–4]

Dentre os elementos centrais do caminho pregado pelo Yoga é o chamado shaktipat-diksha, que pode ser traduzido literalmente como “a iniciação pela descida do poder divino”. Nele seguidores são ditos para despertar para a realização de Deus. Uma vez de este despertar ativo, o poder interior irá se basear nos esforços constantes do praticante para alcançar a autorrealização.

As prática

Dentre as práticas do Siddha Yoga estão principalmente a meditação e o canto. A meditação é a prática de voltar todas as atenções para dentro de si. Para isso o yogui devesilenciosamente se concentrar em um mantra e no fluxo de sua respiração. O “Om Namah Shivaya” é principal mantra de meditação do Siddha Yoga.

Os cantos juntam o uso da música e dos mantras sagrados com o objetivo de para entrar em conexão de diálogo com o Deus. Dentre os principais de cânticos de Siddha Yoga, dois se destacam: o namasankirtana, que é um canto lírico de mantras em língua sânscrita e que são tipicamente os nomes de Deus; e o swadhyaya, que é o canto de textos mais longos escritos em sânscritos.

Conheça a satsang de sua cidade

As satsangs são as reuniões de grupo ou programas realizados semanalmente nas ashrams, que são os centros de meditação. Todos os praticantes do Siddha Yoga devem participar destas reuniões, que incluem momentos de cantos, meditações e palestras. Além dos encontros, são incentivadas as práticas espirituais o serviço abnegado, as sevas. No dia a dia, as sevas podem ser o trabalho voluntário dentro das ashram ou em qualquer outro centro de meditação. As ashrams podem ser encontradas nas principais cidades do mundo.

O Siddha Yoga guarda dois dias sagrados no ano, relacionados com a religião hindu. O Maha Shivaratri é celebrado dois dias antes da lua nova no mês de fevereiro ou março. E o Guru Purnima que é celebrado na lua cheia entre os meses de julho-agosto.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 5/5 (1 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Bhakti Yoga

Este Yoga tem como objetivo desenvolver a fé, por isso, também é conhecida como Yoga Devocional. Através da meditação, da oração e de práticas altruístas se pode reconhecer o divino em todas as formas e seres.

Jñana Yoga

Um dos métodos de Yoga mais difíceis de praticar é o Jñana Yoga, exigindo muita força de vontade e determinação. Seus caminhos são permeados de conhecimento, sabedoria, discernimento intelectual e investigação de sua própria natureza.

Raja Yoga

Voltar-se para dentro, voltar-se para si. O Raja Yoga traz esta disciplina mental que conversa com o mais profundo do seu eu. Isso porque entende o poder da liberdade e a habilidade que temos em guiar a nossa mente e sentimentos.

Yoga facial

A yoga é uma muito conhecida e buscada por quem deseja trabalhar corpo e mente simultaneamente. O que nem todo mundo sabe é que também existe a yoga facial, que pode ser feita em casa, por meio de alguns exercícios que trabalham a musculatura do rosto.